sábado, 4 de dezembro de 2010

O que fazer? O que dizer?

Você já se pegou num momento em que quis falar algo, mas não conseguiu? Um momento em que as palavras ficaram presas na ponta da língua? Talvez por falta de coragem ou com receios, ou quem sabe por cautela, afim de não se expor, machucar ou ofender alguém?
- Aposto que já!

E você sente remorsos por isso? Ou sente orgulho por achar que fez a coisa certa?

O engraçado é que, apesar de aparentarem ser simples, as palavras são capazes de machucar. Sempre falamos coisas de forma espontânea, sem pensar, muitas vezes isso não tem muita importância, mas há horas em que certas palavras podem mudar drasticamente uma determinada situação. Isso é mais uma das coisas do comportamento natural do ser humano, há horas em que não conseguimos controlar esse impulso, muitas das vezes devido ao clima e ao tipo de dialogo entre as pessoas.
Em momentos de raiva já é mais complicado controlar o que vai falar, devido ao nervosismo, a irritação e até a raiva. É quando surgem os palavrões, as agressões verbais e as ofensas...
Muitas vezes nos arrependemos de ter pronunciado certas palavras, como também há vezes em que disparamos essas palavras de forma proposital.
Então? O que fazer?
- Ficar calado?
O mais saudável seria pensar bem. Pensar em tudo antes de falar. Imaginar se aquela palavra que estamos prestes a pronunciar pode confortar ou ofender alguém. Tentar imaginar se o que vamos falar não pode nos enaltecer ou se virar contra nós.
Por que não pensar? Eu acho que evitaria varias decepções, varias desavenças, varias complicações.
Todos nós sabemos que tudo o que fazemos com consciência tem melhores conseqüências, as coisas fluem de forma mais suave mantendo assim uma harmonia entre todos.

Pipo Sotero

Nenhum comentário:

Postar um comentário